sábado, 1 de dezembro de 2012

Crítica: A Origem dos Guardiões



A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians, 2012) é o 25° lançamento da DreamWorks Animation. O filme conta a história de um grupo de Guardiões das crianças de todo o planeta, composto do Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada dos Dentes e Sandman. Entretanto, quando o poderoso Breu, o Bicho-Papão, ameaça a felicidade das crianças com seus pesadelos, mais um Guardião é convocado: Jack Frost. Agora cabe a eles salvar as crianças e seus sonhos.
Mais um filme em que os trailers enganam. Mas, desta vez, os trailers passam uma imagem do filme bem pior do que ele é. Pra começar o filme não é natalino. Papai Noel não é o protagonista. Todos os guardiões o são, mas o principal mesmo é Jack Frost. O filme nem se passa na época de Natal, mas sim perto da Páscoa. A campanha de marketing da DreamWorks, para esse filme, não foi tão atrativa, na verdade. Depois dessas considerações vamos aos pontos positivos.
A Origem dos Guardiões é um dos filmes animados mais bonitos visualmente dos últimos anos. Todas as cenas são de encher os olhos: os personagens, os cenários e a ação, é tudo perfeitamente animado. A relação dos personagens também é bem abordada e as ótimas vozes (de Chris Pine, Alec Baldwin, Isla Fisher, Hugh Jackman e Jude Law) só ajudam. O vilão é um dos mais poderosos do cânone da DreamWorks; afinal, o Bicho Papão já povoou a mente de todos quando crianças. A história é muito boa, e a mensagem que o filme passa é, além de bonita, focada não só nas crianças, mas em todas as pessoas. O 3D é excelente, valendo o preço mais caro do ingresso.
O filme, que, ao contrário da maioria dos filmes da DreamWorks, é mais dramático que humorístico, é melhor do que o outro filme do estúdio este ano, Madagascar 3. E, vale dizer, o melhor filme da DreamWorks desde Como Treinar o Seu Dragão. Não é a melhor animação de 2012 (Frankeweenie e Piratas Pirados! são melhores até o momento), mas se Gato de Botas conseguiu uma indicação ao Oscar ano passado, Guardiões merece, no mínimo, o mesmo.

2 comentários:

  1. Eu desde que vi o comercial do trailer percebi que o principal era o Jack Frost bem! Todos são...e eu entendi o comercial do filme sem querer parecer mal sem educação uma coisa que aprendo em todo lugar,o comercial não demostra ser sobre o natal do meu ponto de vista demonstra todas as estações e eventos de todo o ano eceto pela as fadas dos dentes e sandmen que vão todos os dias levar a felicidade as crianças como a minha... obrigado por ler meu comentario

    ResponderExcluir
  2. Irei sempre entrar aqui neste site.
    Para deixar como o meu ultimo comentário esse filme já ta como papel de parede do meu ceelular e minhas amigas tão anciosas para assistir este filme e eu quero dar um parabéns a o criador deste filme que haja outro filme de a origem dos guardiões amo esse filme e espero que haja outro ou seja o 2° filme a origem dos guardiões pra mim foi a melhor filme da minha vida

    ResponderExcluir