quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Grandes Franquias IV: Alien

A franquia Alien conta com 5 filmes. São eles o Alien original de 1979, três sequências e um prelúdio, todos ambientados no mesmo universo. Um marco na história da ficção cientifica, cujos pontos altos foram dirigidos por Ridley Scott e James Cameron. Também rendeu uma das maiores heroínas do cinema (Ellen Ripley, brilhantemente interpretada por Sigourney Weaver) e um dos maiores vilões (o Alien). A seguir um pouco mais sobre cada filme. (Nota: Alien vs. Predador e sua sequência não constam aqui pois, apesar de ter o antagonista principal da franquia, não são ambientado no mesmo universo e ignoram completamente os filmes anteriores -basicamente, um puro caça-níquel.)

-Alien - O 8° Passageiro



Lançado em 1979 revolucionou um dos maiores gêneros do cinema: o de ficção cientifica. Um sucesso de bilheteria que ligou para sempre o nome de Ridley Scott ao gênero. A história da busca pela sobrevivência  da tripulação da nave Nostromo que está presa com um Alien feroz e assassino é também um sucesso de crítica extraordinário. Também quebrou os parâmetros ao apresentar não um herói, mas uma heroína (que apesar de hoje ser comum, há mais de três décadas atrás, não era). Sigourney Weaver ficou pra sempre ligada a Ellen Ripley, sua personagem mais conhecida. O filme foi indicado a diversos prêmios incluindo dois Oscars (acabou levando um: o de Melhores Efeitos Especiais). A Fox ficou tão feliz com os resultados deste filme que produziu uma continuação que foi lançada 7 anos depois. Sim, em média a franquia Alien ganha um novo filme de 6 em 6 anos.

-Aliens - O Resgate



Melhor que o anterior em todos os aspectos, com exceção do suspense, este filme foca mais na ação. Foi lançado em 1986 e tem direção de James Cameron. Aqui Weaver tem protagonismo completo. A dramaticidade de sua personagem é intensificada com o seu laço de afeição a pequena menina Newt, a qual tenta resgatar a todo o custo. Indicado a 7 Oscars, inclusive um inesperado a Sigourney Weaver (já que é muito dificil uma atriz ser indicada ao Oscar por ser protagonista de um filme de ação/aventura -ainda mais de ficção científica), foi seguido por uma continuação anos depois.

-Alien 3



Provavelmente o pior dos filmes de Alien já feito até hoje foi lançado em 1992. Começando já ruim ao matar três dos sobreviventes do último filme, a história de Ripley liderando os presos da prisão espacial contra a criatura assassina não empolga. Apesar disso o filme tem alguns bons momentos (inclusive um, no mínimo, assustador) e Sigourney Weaver nos presenteia com mais uma ótima atuação como Rilpey. As críticas foram ruins (as piores da franquia) mas o filme dirigido por David Fincher foi um sucesso de bilheteria e indicado ao Oscar de Efeitos Especiais -que não ganhou.

-Alien - A Ressurreição



A simples sinopse do filme pode estragar a surpresa do filme anterior, por isso não falarei sobre ela aqui. Mas o filme lançado em 1997 apresenta uma evolução no anterior. Talvez seja a sequência com menos ação de Alien junto com o primeiro filme. Foi dirigido por Jean-Pierre Jeunet e foi um sucesso de bilheteria tão grande quanto seu antecessor. Depois deste filme teríamos dois Alien vs. Predador em 2004 e 2007. A franquia Alien em si (que poderia ter tido um Alien 5 dirigido por James Cameron, plano que foi abandonado com o sinal verde para a produção de AvP) só seria retomada 15 anos depois com um prelúdio denominado Prometheus.

-Promehteus



O prelúdio de Alien foi lançado em 2012 e dirigido por Ridley Scott. Recebido com a terceira melhor aprovação dos cinco filmes (somente atrás de Alien e Aliens) é a maior bilheteria da franquia, tendo arrecadado mais de US$400 milhões até o momento. Desta vez, a nave que chega ao planeta de Alien alguns anos antes de Nostromo é Prometheus. O filme também tem uma protagonista feminina forte como nos filmes anteriores. Só que neste é Elizabeth Shaw, interpretada por Noomi Rapace numa ótima atuação. Leia a crítica de Prometheus aqui. É quase certeza que uma sequência virá (já que o filme deixa o final totalmente em aberto -e para uma sequência cada vez mais distante de Alien, mas ainda assim no mesmo universo), mas não antes de 2014. Os fãs de Prometheus e (talvez) Alien aguardam ansiosos. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário