domingo, 1 de abril de 2012

Os 10 Maiores Vilões do Cinema segundo a AFI (American Film Institute)

Em 2003 a AFI (American Filme Institute) divulgou mais uma de suas listas. Dessa vez elegendo os 50 maiores heróis e os 50 vilões do cinema. Abaixo segue a lista com os 10 maiores vilões e em breve publicaremos também a lista dos 10 maiores heróis. E se quiser ver a lista anteriormente publicada aqui no blog, a dos Melhores Filmes, clique aqui.

1) Hannibal Lecter, interpretado por Anthony Hopkins em "O Silêncio dos Inocentes"




Hannibal Lecter, o psiquiatra e psicopata canibal de O Silêncio dos Inocentes de 1991 é o primeiro lugar da lista. Este filme é inegavelmente uma obra-prima do terror assim como seu vilão é pura maldade (seja psicológica ou física). O personagem voltaria a aparecer em outros filmes e estaria até mais canibalesco em Hannibal. Aliás a heroína de O Silêncio dos Inocentes, Clarice Starling interpretada por Jodie Foster aparece no top 10 dos heróis.

2) Norman Bates, interpretado por Anthony Perkins em "Psicose"



Norman Bates é o vilão de Psicose de 1960 e que talvez seja o maior filme do grande diretor Alfred Hitchcock. A cena em que o psicopata Bates mata Marion Crane a facadas no chuveiro se tornou uma das cenas mais conhecidas da história. Mesmo quem nunca viu esse filme, sabe de que cena estou falando.

3) Darth Vader, interpretado por David Prowse (voz de James Earl Jones) em "Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca"



Darth Vader é um dos vilões mais conhecidos e aparece em terceiro na lista da AFI. Ao contrário do que poderia se pensar ele ocupa essa posição, não pelo primeiro filme de Star Wars lançado (Episódio IV) mas pelo segundo O Império Contra-Ataca em 1980. Talvez porque os jurados da AFI pensaram que neste filme ele estava mais vilanesco.

4) A Bruxa Malvada do Oeste, interpretada por Margaret Hamilton em "O Mágico de Oz"



A Bruxa Malvada do Oeste é a vilã do clássico O Mágico de Oz de 1939. Ao lado de seus macacos voadores, ela apronta muitas maldades por toda a Terra de Oz, mas é facilmente vencida por Dorothy. Como? Bem, digamos que bruxas não gostem muito de água.

5) Enfermeira Ratched, interpretada por Louise Fletcher em "Um Estranho no Ninho"



A enfermeira Ratched é a tirana que controla a vida de todos os pacientes do hospício de Um Estranho no Ninho de 1975. Se não fosse por Randle McMurphy (interpretado brilhantemente por Jack Nicholson), que chega para mudar um pouco as regras. Mas no final, a vilã vence, de certa forma. Louise ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua peformance. Um Estranho no Ninho é até hoje um dos únicos três filmes a ganhar os Cinco Grande prêmios do Oscar: Melhor Filme, Atriz, Ator, Diretor e Roteiro.

6) Senhor Potter, interpretado por Lionel Barrymore em "A Felicidade Não Se Compra"



O Senhor Potter é o milionário antagonista de A Felicidade Não Se Compra filme lançado em 1946. Ambicioso, frio, antipático e sem coração, tudo o que faz é por dinheiro, sem nunca pensar nos outros. Este é Henry F. Potter, o homem mais rico e malvado de Benford Falls.

7) Alex Forrest, interpretada por Gleen Close em "Atração Fatal"



Alex Forrest é a louca ex-amante de Dan Gallagher (Michael Douglas), que não aceita o fim do relacionamento em Atração Fatal de 1987. Perseguir Dan, ferver o coelhino de sua filha e tentar matar sua esposa são só algumas das maldades de que Alex é capaz neste filme, que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz a Gleen Close.

8) Phyllis Dietrichson, interpretada por Barbara Stanwyck em "Pacto de Sangue"



Phyllis Dietrichson talvez seja a vilã menos conhecida deste top 10. Do filme Pacto de Sangue, um clássico noir de 1944. Phyllis arma um plano para que seu amante, corretor de seguros, assassine seu marido após lhe vender um seguro de vida. Barbara foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz mas não levou o prêmio para casa.

9) Pazuzu, interpretado por Linda Blair (voz de Mercedes McCambridge) em "O Exorcista"



Pazuzu é o nome do espírito demoníaco que possui a garotinha de 12 anos Regan Macneil, em O Exorcista, um dos melhores filmes de terror já feitos, lançado em 1973. Atancando os outros verbal, fisica e psicologicamente, só mesmo um exorcista para conseguir livrar Regan deste demônio.

10) A Rainha Má (voz de Lucille de Verne) em "Branca de Neve e Os Sete Anões"



A única vilã de um filme de animação do top 10, a Rainha Má de Branca de Neve e Os Setes Anões de 1937 é mais uma das poderosas vilãs de galeria da Disney. Mas o que a faz ser mais malvada que a Malévola de A Bela Adormecida ou a Úrsula de A Pequena Sereia? Talvez a sua frieza e vaidade acima de tudo. Além de fazer Branca de Neve de escrava, manda e tenta matá-la com uma das armas mais conhecidas do cinema: a Maça Envenenada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário