quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Grandes Franquias I: Muppets

Hoje temos a estreia dessa nova série de posts sobre as maiores franquias cinematográficas de todos os tempos. E começaremos bem com uma franquia relativamente longa, que já conta com 7 filmes lançados em quase 33 anos. Essa franquia é Os Muppets, personagens de fantoches que foram criados por Jim Henson.

- Muppets - O Filme



O primeiro filme dos Muppets lançados no cinema foi Muppets - O Filme em 1979. Recebido com ótimas críticas e tendo feito uma bilheteria estrondosa, que ajustada pela inflação seria o equivalente hoje a mais de 242 milhões de dólares, o filme abriu as portas para Os Muppets estrelarem mais seis filmes no cinema. A propósito, se você quiser ler , o post abaixo é a crítica deste filme.

- A Grande Farra dos Muppets



Apenas três anos depois do primeiro, em 1981 chegava aos cinemas o segundo filme dos Muppetes: A Grande Farra dos Muppets. O filme foi considerado um flop nas bilheterias, tendo feito apenas metade do que Muppets - O Filme. Mas as críticas, levemente piores do que o do primeiro filme, ainda assim foram positivas.

- Os Muppets Conquistam Nova York



Os Muppets Conquistam Nova York lançado em 1984 foi o terceiro filme estrelando as marionetes de Jim Henson e apesar de ter feito uma bilheteria menor que os dois primeiros filmes, recebeu críticas melhores que A Grande Farra, mas ainda assim menores que Muppets- O Filme.

- O Natal dos Muppets



O quato filme  dos Muppets foi O Natal dos Muppets, baseado no livro clássico "Um Conto de Natal" de Charles Dickens. Lançado nos cinemas em 1992. Foi distribuído pela Disney que mais de dez anos depois compraria os direitos pelos Muppets (pela bagatela, aliás, de 50 milhões de Euros). O filme não faturou muito nas bilheterias, já que concorreu com Aladdin e Esqueceram de Mim 2 mas recebeu críticas positivas só que menores que os outros três filmes. Foi o primeiro filme dos Muppets lançado após a morte de Jim Henson em 1990.

- Os Muppets na Ilha dos Tesouro



Lançado em 1996 e novamente distribuído pela Disney, Os Muppets na Ilha do Tesouro foi o quinto filme dos Muppets e o quinto a receber boas críticas (nota: nenhum dos filmes dos Muppets receberam críticas negativas, no geral). Foi um sucesso de bilheteria, tendo arrecadado mais que os três filmes anteriores.

- Os Muppets do Espaço



Os Muppets do Espaço, o sexto filme dos Muppets, foi o que recebeu as piores críticas de toda série, mas ainda assim as críticas não foram negativas (foram positivas, em sua grande maioria) e o primeiro a não ter lucrado mais que o custo de produção. Lançado em 1999, o filme volta a ter o foco principal nos Muppets (nos dois filmes anteriores os protagonistas eram atores reais).

- Os Muppets



O sétimo e mais novo filme dos Muppets, chamado simplesmente de Os Muppets, foi lançado ano passado e prometia trazer os Muppets de volta ao destaque. Bem, a promessa foi cumprida e  Os Muppets já faturou quase US$160 milhões nas bilheterias do mundo inteiro. Segundo o site de críticas Rotten Tomatoes, este sétimo filme recebeu as melhores críticas de toda franquia. Agora é torcar para que a Disney (que comprou os direitos pelos Muppets em 2004) realmente invista nas fantoches de Jim Henson e lance mais filmes dos Muppets nos próximos anos.

-Os Muppets... De Novo

Pouco se sabe sobre o oitavo filme dos Muppets. O título é provisório e pode mudar mas a data de lançamento oficial já foi revelada: será em Março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário